USP - Universidade de São Paulo

Doe 1 Dia – EE “Prof. José Jorge Marmorato” – 18/06 a 10/12/2021

Projeto “Compostagem Com Ciência” – Doe 1 Dia na escola “Prof. José Jorge Marmorato”

O projeto Compostagem Com Ciência tem como objetivo difundir os conceitos de ciência e responsabilidade sustentável entre crianças e jovens de escolas públicas do município. Este processo, iniciado em outubro de 2021, ocorre por meio do conceito da compostagem e os temas associados a ela, como a transformação do “lixo” em adubo para a produção de alimentos mais saudáveis através de hortas.
A equipe deste projeto é composta por estudantes e professores da USP e UFSCar nas áreas das engenharias e da química, sendo que a aplicação na escola Prof. João Jorge Marmorato ocorre por meio da seguinte divisão em grupos:
  • Grupo 1 (1° e 2° ano) trata de como plantar e cuidar de mudas em vasos feitos a partir de garrafas PET;
  • Grupo 2 (3° ano) trata de como construir, plantar e cuidar de uma horta em caixa d’água;
  • Grupo 3 (4° e 5° ano) trata de como construir, cuidar e utilizar uma composteira em baldes.
As palestras e atividades ocorrem por meio de visitas da equipe à escola, onde primeiramente os conceitos são introduzidos por meio da apresentação dos slides e de materiais lúdicos. Posteriormente, realiza-se a confecção/montagem da atividade respectiva de cada grupo e, por fim, são realizadas visitas para acompanhar cada projeto.
Equipe:
Ana Beatriz Valim Suquisaqui
Ana Clara Rosin Biscaro
Giovanna Siqueira Mayese
Luis Otávio do Amaral Marques
Maria Olímpia de Oliveira Rezende (Coordenadora)
Nayara Luciana Jorge
Rafael Martos Buoro