USP - Universidade de São Paulo

Dr. Sérgio Antonio Spinola Machado

O professor Dr. Sérgio Spinola possui um encanto pela química desde a juventude, onde participava de várias visitas ao Instituto Adolfo Lutz em São José do Rio Preto graças ao seu tio, Dr. Sergio Spinola Castro, então chefe da divisão de análises do instituto. Além dessa experiência, a participação nas feiras de ciência de sua escola afirmavam o seu interesse para o futuro. Ingressou na licenciatura em química da Universidade Federal de São Carlos após cursar um ano de engenharia química e daí por diante seguiu a carreira acadêmica na pós-graduação. Se tornar cientista e pesquisador foi uma escolha baseada no escapar da rotina existente dentro do setor privado e poder exercer a ciência que mais lhe interessa graças à autonomia de um professor universitário na Universidade de São Paulo.

O laboratório coordenado pelo professor é focado na área de eletroanalítica através da criação de novos métodos para análise de pesticidas em solos, águas e alimentos, problema atual no Brasil onde a fiscalização da lei é dificultada pela extensão do território e que podem gerar consequências graves à população. Além dessa área, também são desenvolvidos estudos na área de produção de energia elétrica através de células fotovoltaicas, onde são elaborados filmes semi-condutores para realizar as transformações necessárias.

O professor normalmente leciona as disciplinas de estatística e processos industriais, além de oferecer oportunidades de iniciação científica em seu laboratório.

Infelizmente, por conter muitos reagentes tóxicos e perigosos, o laboratório não está aberto à visitas, mas quaisquer dúvidas sobre a área e sua história na universidade podem ser encaminhadas ao professor através do e-mail: sasmach@iqsc.usp.br