USP - Universidade de São Paulo

Dr. Roberto Gomes de Souza Berlinck

O professor Dr. Roberto Gomes de Souza Berlinck iniciou sua carreira na ciência a partir de um despertar que realça a importância da divulgação científica. Presenteado durante a infância com microscópios e com alguns exemplares da revista “Os Cientistas” da editora Abril, desde muito cedo sua curiosidade pelo fazer científico foi estimulada por familiares.

Essa inspiração inicia uma carreira na química através do bacharelado na Universidade Estadual de Campinas e que, após doutorados, pós-doutorados e atividades de pesquisa no exterior, culmina no trabalho realizado pelo professor no nosso instituto.

Seu laboratório trabalha com a extração, purificação e caracterização de produtos com atividade farmacológica provenientes de invertebrados marinhos e de outros microrganismos como fungos e bactérias. Esse trabalho é realizado desde a coleta e/ou cultura destes organismos dos quais são extraídas as substâncias de interesse que posteriormente são testadas para atividade farmacológica com outros centros de pesquisa parceiros do laboratório. Além disso, o laboratório hoje conta com uma parceria com a indústria farmacêutica Cristália para desenvolvimento de novos medicamentos. As atividades farmacológicas de interesse do laboratório servem para tratamento de câncer e outras doenças endêmicas de algumas regiões do Brasil, como Chagas, Leishmaniose e Malária.

O professor normalmente leciona as disciplinas teóricas e práticas da área de química orgânica para a graduação e oferece oportunidades de iniciação científica na área no seu laboratório.