USP - Universidade de São Paulo

Dr. Éder Gomes Tadeu Cavalheiro

Motivado por bons professores no ensino médio, o Dr. Éder Gomes Tadeu Cavalheiro se formou na USP em Ribeirão Preto e se juntou ao nosso instituto em 1984, ao ingressar no mestrado.

Seu laboratório hoje realiza serviços importantíssimos para a indústria farmacêutica e de polímeros, oferecendo recursos em termoanalítica, que mede os efeitos que a variações de temperatura tem na degradação de biopolímeros e fármacos. Através dessas análises, também são propostos mecanismos de decomposição dessas substâncias, visando minimizar o impacto ambiental dos processos de fabricação e de comercialização.

Também em seu laboratório são desenvolvidos métodos eletroanalíticos para identificação de fármacos e substâncias de interesse ambiental e biológico. Isso é realizado através de modificações na configuração de um material de eletrodo. Além disso, seu laboratório também desenvolve textos e experimentos na área de ensino em química.

O professor Éder normalmente leciona as disciplinas teóricas de química analítica qualitativa e quantitativa e o laboratório de química instrumental III (que ensina como realizar eletroanálises).

Para conhecer o laboratório e a pesquisa desenvolvida pelo professor, entre em contato através do e-mail da nossa comissão de cultura e extensão: