USP - Universidade de São Paulo

Dr. Antonio Carlos Bender Burtoloso

Apaixonado desde a infância por brincadeiras envolvendo misturas com produtos encontrados em casa, o professor Dr. Antonio Carlos Bender Burtoloso foi aconselhado por seu professor de química do ensino médio a ingressar no bacharelado tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O interesse em se tornar pesquisador vem da liberdade criativa existente na profissão, onde o pesquisador é constantemente desafiado a aplicar todos seus conhecimentos a fundo para satisfazer suas curiosidades científicas.

O laboratório trabalha em síntese orgânica, se dividindo em três vertentes. Uma delas é a síntese total, que é a síntese de produtos naturais de estruturas complexas e/ou interesse econômico que não possuiriam comercialização se dependessem da extração direta do organismo. Também é trabalhado metodologia, onde são desenvolvidos novos métodos de síntese em química orgânica através da proposição, execução e análise de mecanismos de reação, preferencialmente gerando processos de sínteses menos agressivos ao meio ambiente. Além disso, também são realizados estudos em biomassa, que trata através de reações blocos de biomassa para a geração de produtos de maior valor agregado, como combustíveis. Além de tudo isso, o laboratório terá colaboração com o setor de produção de medicamentos para uso animal da Ourofino em breve.

O professor normalmente leciona o laboratório de química orgânica para a graduação, onde são trabalhados todos os conceitos vistos nas disciplinas teóricas da área, como diversos mecanismos de reação e caracterização de moléculas.

O laboratório está aberto para visitas, bastando apenas agendá-las através da nossa comissão de cultura e extensão pelo e-mail: ccex@iqsc.usp.br