USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Dr. Andrei Leitão

Formado em Farmácia e Bioquímica pela UFMG, o Dr. Andrei Leitão dedicou seus estudos na pós-graduação no estudo químico dos mecanismos de ação, degradação e distribuição de fármacos no organismo.

No seu grupo de pesquisa são estudadas substâncias antiparasitárias contra doença de Chagas e Leishmaniose, doenças espalhadas pelo Brasil e endêmicas no interior do estado de São Paulo. Uma segunda linha de pesquisa trata de antineoplásicos, medicamentos para tratamento de câncer.

Isso é realizado através de estudos computacionais que preveem a estrutura tridimensional da substância, sua solubilidade, a permeabilidade em membranas utilizando modelos estatísticos. Após isso, realiza-se o trabalho de síntese orgânica dessas substâncias e o trabalho bioquímico de síntese dos alvos das enzimas para testar as interações. Após isso, são realizados ensaios celulares para testar a atividade isolada das substâncias.

A área de química medicinal é uma área crescente na indústria brasileira, e recentemente, devido ao amadurecimento do mercado, existem investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. Em países desenvolvidos é muito comum também o intercâmbio de pesquisadores em instituições públicas em empresas da área. Esses novos investimentos nascem através da saturação do mercado de genéricos, o que torna interessante o desenvolvimento de princípios ativos próprios para a geração de patentes.

O professor normalmente leciona o laboratório de bioquímica para os alunos de graduação, onde são ensinadas técnicas de análise proteica, extração de DNA, cinética de reações enzimáticas, dentre outros conteúdos.

Para conhecer o laboratório e a pesquisa desenvolvida pelo professor, entre em contato através do e-mail da nossa comissão de cultura e extensão: ccex@iqsc.usp.br