USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Atividades de extensão realizadas por professores do IQSC dentro das ações propostas ao combate do Covid-19

Profa. Maria Olímpia (Presidente da CCEx): Preparação e divulgação de roteiro e vídeo explicativo no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=5ks7DZBROD0

– Posteriormente, pelas mãos do Sr. Diretor, o roteiro virou um informativo para divulgação rápida (através de redes sociais, aplicativos de comunicação):

Profa. Maria Olímpia (Presidente da CCEx): foi convidada a responder, por escrito, algumas perguntas feitas pela rádio CBN.

Profa. Maria Olímpia (Presidente da CCEx): No dia 31 de março, concedeu uma entrevista ao vivo à mesma rádio CBN: https://www.cbnsaocarlos.com.br/noticias/cidades/NOT,0,0,1495955,professora+do+iqsc+da+dicas+de+como+higienizar+residencias+durante+a+quarentena.aspx

– Profa. Maria Olímpia (Presidente da CCEx): Foi solicitada para outra entrevista, no dia 01/04, para a rádio POP.

 

– Profa. Eny Maria Vieira: Produziu álcool gel 70% a partir dos insumos que possuía em seu laboratório e doou 5l para o asilo Cantinho Fraterno.

 

Prof. Andrei Leitão: entrevista à Radio POP FM em 31/03: encurtador.com.br/hkvKW

 

Prof. Álvaro José dos Santos Neto: concedeu entrevista à Editora Abril sobre o uso do álcool em gel contra o coronavírus:

site – http://www5.iqsc.usp.br/2020/alcool-gel-e-eficaz-contra-o-coronavirus/

– Prof. Álvaro José dos Santos Neto: também concedeu entrevistas sobre as receitas caseiras de álcool gel contra o coronavírus:

https://www.acidadeon.com/saocarlos/cotidiano/NOT,0,0,1492965,on+explica++receitas+de+alcool+gel+caseiro+funcionam.aspx

https://www.jornalpp.com.br/noticias/cidades/professor-da-usp-recomenda-nao-produzir-alcool-em-gel-em-casa/

 

Prof. Julio César Borges: concedeu entrevista à Coluna Bem Estar do G1, falando sobre o que torna o sabão eficaz contra o coronavírus: http://www5.iqsc.usp.br/2020/o-que-torna-o-sabao-eficiente-contra-o-coronavirus/

 

Profa. Maria Olímpia (Presidente da CCEx): No dia 13 de abril, concedeu uma entrevista à Band News (91,1)/Sistema Clube:

https://drive.google.com/open?id=11zACxD0ATZALGe7ZH2EGlJ5pAiJ0iaWw

Profa. Maria Olímpia (Presidente da CCEx): No dia 20 de abril, concedeu uma entrevista, por escrito, ao Jornal O Povo.

Profa. Maria Olímpia (Presidente da CCEx): Entrevista concedida ao jornalista Kleber Chicrala, junto à Ciência&Educação do grupo CEPOF-IFSC-USP sobre as atividades durante a quarentena, em 20 de abril de 2020:

https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=po6WG0MNHf8&feature=youtu.be

Profa. Maria Olímpia (Presidente da CCEx) e Regiane de Fátima Travensolo (ex-pós-doc do IQSC) elaboraram um informativo acerca da Identificação do novo coronavírus por qPCR (PCR em tempo real), que foi ilustrado por Vené.

Posteriormente, este informativo ilustrado virou um filme pelas mãos do jornalista Henrique Fontes (Setor de Comunicação do IQSC): https://www.youtube.com/watch?v=e6kxc0FCKjs&feature=youtu.be

Profa. Maria Olímpia (Presidente da CCEx) gravou, a pedido da EPTV Central (São Carlos) vários vídeos sobre produtos a serem utilizados na limpeza e desinfecção de ambientes durante a pandemia da Covid-19, que foi transformada numa série, com exibição de capítulos diários no Jornal da EPTV 1ª. Edição), no período de 27.04 a 01.05.2020.

27.04.20: https://globoplay.globo.com/v/8512817/

28.04.20: https://globoplay.globo.com/v/8515306/

29.04.20: https://globoplay.globo.com/v/8518329/

30.04.20: https://globoplay.globo.com/v/8521269/

01.05.20: https://globoplay.globo.com/v/8524486/

 

Prof. Frank Nelson Crespilho concedeu entrevista ao vivo ao Jornal da EPTV 1ª. Edição – São Carlos/Araraquara, explicando como funciona o teste rápido da Covid-19 realizado pelas farmácias.

https://globoplay.globo.com/v/8548096/

 

Prof. Emanuel Carrilho (Diretor do IQSC): No dia 15 de maio, concedeu uma entrevista à Band News (91,1)/Sistema Clube.

 

Prof. Fábio Henrique Barros de Lima: No dia 30 de junho, finalizou a entrega de etanol recebido por doação do Grupo Raízen para o Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar). O etanol, que já foi doado a 80%, passou por análises de HPLC e de densidade (teor de etanol) e, em seguida, foi fracionado em 1000 frascos de 1l no laboratório de ensino do IQSC. O etanol será utilizado pelo HU para a limpeza de instrumentos, bancadas, quartos, etc. Juntamente com o Prof. Fábio, participaram dessa atividade: Prof. Dr. Danilo Manzini, Reinaldo Hamaguchi (tec. lab. ensino), Mauro R. Fernandes (tec. eletroquímica), Jonas G. Ferreira Jr. (tec. eletroquímica), Maykon Lima (pós-doc eletroquímica) e Nicolas A. Ishiki (mestrando eletroquímica).